8 Dicas para escolha do Terreno (lote) para sua construção.
- Wagner da Costa e Silva - Engenheiro Civil

- 17 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

1. Verifique a certidão de Matricula atualizada junto ao cartório de imóveis, será possível saber ser existe algum impedimento legal, ou se o terreno está em garantia de operação de crédito ou objeto de bloqueio judicial.
2. Consulte as certidões do proprietário seja ele pessoa física ou Jurídica, e saiba se ele possui ações na justiça.
3. Consulte informações sobre como zoneamento urbano (plano diretor) classificou o terreno pretendido, ou poderá não conseguir executar o seu projeto naquele ponto por impedimentos referentes ao planejamento urbano, consulte a prefeitura antes de fechar negócio.
4. Faça verificações das dimensões do lote e compare com a certidão de matricula, se for o caso contrate um Engenheiro Civil .
5. Analise a orientação solar e as construções da vizinhança, a altura máxima desses imóveis pode interferir no período de incidência de sol no seu terreno, e o sol é muito importante em uma residência, especialmente para a salubridade do ambiente, ademais esses fatores podem inviabilizar a tão desejada piscina.
6. Considere a Topografia desse terreno, preços baixos muitas vezes podem esconder a necessidade de altos investimentos devido a desvantagens de desníveis, vale a pena solicitar a presença de seu Engenheiro Civil.
7. Considere a distância para o centro da cidade, se possui crianças em idade escolar considere se há escolas nas proximidades, principalmente a distância para o seu trabalho.
8. Com relação as características do solo do terreno, é importante prestar atenção no tipo de solo e níveis de umidade.
Essas oito dicas não esgotam o assunto, ou seja, podem surgir outros fatores de acordo com a região, consulte sempre o seu Engenheiro Civil e evite que o Barato fique Caro. Bons negócios!
WAGNER DA COSTA E SILVA





Comentários